Hoje ocorreu aqui em casa o pontapé final (caramba, de onde eu tirei essa?) para a adoção do GNU/Linux no desktop por parte de todos. Meus pais e meu irmão menor já estavam usando o Ubuntu sem problemas, mas meu irmão maior relutava e insistia no maldito reboot. E aí eles ficavam lá naquele sistema da Microsoft pra não precisar rebootar de novo…
Mas hoje o Windows quebrou. Eles foram ligar o sistema como de costume e deu uma linda telinha azul dizendo que o HD deveria estar corrompido…! Na hora, com olhos brilhantes, pensei: “Graças a Deus!”. Sou agnóstico, não ateu (tem gente que acha que é a mesma coisa); mas depois dessa acho até que desenvolvi uma certa gnose.
Eu tinha combinado com meus familiares que eu não ia dar qualquer tipo de suporte ao Windows ou à qualquer programa da Microsoft. Dito e feito. Agora quem vai instalar e configurar um novo Windows? Eles que se virem! Aliás, não temos mais nem CD de Windows funcionando em casa, o que garantirá pelo menos o feriadão inteiro de Ubuntu aqui! Hahaha… (risada maléfica)
E então o que deveria ser tristeza (ora, pobre Windows!), tornou-se minha maior felicidade. Estou aqui usando internet compartilhada de um sistema operacional decente em que eu posso confiar e eles até tão felizes ali (acabei de importar o profile do Firefox deles e ensinei meu irmão a usar Bloglines pra não precisar abrir 500 blogs ao mesmo tempo pra ver se tem atualizações!).
Talvez agora eles ainda não compreendam, mas eles vão ser mais felizes assim. As pessoas precisam aprender e evoluir. Aliás, nesse feriadão vou ensinar meus pais o básico do console do Linux e o gerenciamento de pacotes do Debian. :D