“O objetivo desta viagem é lembrar as pessoas dos laços que nos unem, e da importância desta região para o futuro dos Estados Unidos“, disse Bush, que tenta reverter a idéia de que os EUA estão negligenciando a América Latina. “Estou muito contente de estar aqui”.
Não está negligenciando, só está dizendo que a América Latina é importante para o futuro do seu país, não pro nosso futuro. Ao menos ele foi sincero…
Estão acontecendo vários protestos por aqui contra a vinda do presidente Bush. Creio que tanto faz recebê-lo ou não; deixe ele estar onde quiser. Só creio que seja ridículo negociar a venda dos nossos recursos naturais. O esquema imperialista ianque é assim: “Eu te dou dinheiro e meus engenheiros fazem pesquisas no seu país. Seu país será muito bom para o futuro do mundo porque serviu de fonte para minhas pesquisas! Depois, o resultado dessas pesquisas será patenteado pelo meu país.”
Não vejo nossos políticos como pessoas de coragem, nem a nossa esquerda como esquerda de verdade. Então acabamos negociando com esses caras e ainda aceitando a oferta deles!
Por isso, o que resta ao povo fazer é apenas dizer: yankee imperialist go home!