Diálogo entre programas

Continuando a falar das facilidades do Linux, eu ia escrever um post para mostrar como é sensacional a conversa que os programas têm um com o outro no Linux e em outros sistemas baseados em Unix.

Quando eu estava começando, lembrei que o Elcio já escreveu um artigo muito interessante sobre isso há um mês. Então, não vou reinventar a roda. Leiam o artigo dele e vejam se é possível fazer algo parecido no Windows: Streamming e download ao mesmo tempo

Nas palavras do Elcio:

Colocamos para trabalhar juntos três programas diferentes, escritos por pessoas diferentes, e tudo funcionou. As coisas geralmente são assim no Linux, porque os programas Unix são feitos para que você possa usá-los juntos.

Como diz o Falcon, a gente não deve fazer ninguém usar Linux por ser parecido com Windows. O Linux é diferente do Windows e os usuários que vão migrar precisam saber disso e estar cientes de que vão ter que aprender um pouco. Mas é um marketing excelente mostrar as vantagens desse sistema operacional e deixar as pessoas livres para optarem.

Eu acredito na filosofia do Linux, mas, se ele fosse uma merda, eu continuaria usando Windows. Eu uso Linux, porque com ele eu trabalho muito mais rápido e faço uma série de coisas que eu não consigo fazer no Windows.

E quem usa Windows… Por que usa Windows?

Minhas previsões para 2007

Previsões para a blogosfera, a tecnologia e o mundo

  1. O Cardoso vai ganhar tanto dinheiro que ele vai começar a dividir com quem linka pra ele.
  2. Meu irmão também vai ficar rico (só ganhando de música, tocando violão).
  3. Continuarão havendo mais escândalos como o da Cicarelli e da Britney, os blogs novamente divulgarão tudo em primeira mão.
  4. O Google já descobriu que eu existo. No ano que vem, os bloggers descobrirão.
  5. 2007 será o ano do Linux no desktop! :-) 60% dos desktops do mundo rodarão sob software livre.
  6. A Microsoft vai parar de fabricar software, vai se tornar uma empresa de hardware apenas.
  7. Os discordianistas vão dominar o mundo depois que julgarem e condenarem Godot.
  8. Bin Laden vai reaparecer em algum vídeo vagabundo que será divulgado na Al Jazeera.
  9. Mais pessoas começarão a pensar, graças a este site brilhante sobre filosofia e a nossa sociedade hipócrita.
  10. O Vaticano será alvo de um ataque terrorista, o que colocará a Europa inteira em guerra contra os muçulmanos.
  11. A cura da AIDS será descoberta e será bem simples/barata.
  12. Com John Kerry, não vão mais haver guerras inúteis.
  13. A ONU poderá operar de forma imparcial, sem o poder supremo dos EUA em todas as decisões.
  14. O Brasil fará várias alianças com a Bolívia e a Venezuela. A Argentina também entrará no esquema. O Mercosul vai ser auto-suficiente e a nossa economia vai superar a economia européia.

Previsões que só dizem respeito a mim e meu ego

  1. Não trabalharei, mas estudarei bastante.
  2. Meus blogs começarão a render uns 100 dólares por mês e o Google me pagará mais de mil dólares no ano inteiro!
  3. Eu ganharei uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática, assim como a Carol, que vai viajar pra Campinas comigo.
  4. Em agosto, visitarei a Croácia representando o Brasil.
  5. Minha equipe (Carol, Kauê, Schneider, Red e eu) vencerá o DNA, com ajuda de um monte de gente, e viajará para um local bem legal com R$ 10.000.
  6. Eu ganharei uma medalha de ouro na Olimpíada Regional de Matemática.
  7. Eu e a Carol vamos completar um ano, o que não é muito importante já que completaremos vários outros depois.
  8. Eu passarei em primeiro lugar em engenharia da computação no vestibular da UNICAMP. Eu também passarei no ITA, mas vou optar por cursar a UNICAMP.

Leia também as previsões de outros blogueiros.

Tiago e SEO

Estava observando minhas estatísticas no Google Analytics e, quando vou ver as palavras-chave utilizadas nas buscas, acho tiago em primeiro lugar (como a pesquisa que mais trouxe visitantes pro meu blog na última semana). Aí fui pesquisar por tiago no Google para ver no que dava e descobri que sou o segundo resultado!

Estou me tornando um marketer profissional? Vou começar a oferecer serviços de SEO daqui a pouco… Por enquanto, rumo ao primeiro lugar! :-) Vou te ultrapassar, Sr. Teixeira…

Sobre o que você quer ler?

Afim de ter visitantes mais satisfeitos e na dúvida de sobre o quê publicar no meu blog resolvi fazer uma enquete. Por favor participe, porque a opinião de todos os leitores é muito importante. Se você quiser ler sobre algo que eu não lembrei de escrever nas opções de resposta, escreva nos comentários!

[update] Conclusões…

Software livre é o assunto mais pedido… Adoro escrever sobre isso! :)

Já estou escrevendo sobre algoritmos e programação lógica num novo blog (ainda não estou escrevendo a todo vapor, mas essas férias prometem, com a inspiração da praia!): Algoritmos computacionais.

Desenvolvimento web e minha vida vem logo depois dos algoritmos, vou escrever mais sobre isso aqui (faz tempo que eu não escrevo, mas vivo trabalhando na web).

Não pretendo escrever sobre tecnologia em geral… Tem vários blogs muito bons sobre isso (veja meus feeds).

Filosofia e temas aleatórios não interessam muito, mas eu estou escrevendo um blog só sobre a hipocrisia da sociedade (a nossa hipocrisia), o capitalismo, a exploração do homem pelo homem, filosofia em geral: Mal Vicioso. [/update]

Veja aqui o resultado parcial

Windows é mais fácil?

Na minha opinião, a facilidade de uma ação depende da praticidade de execução da mesma (ou seja, do tempo que ela demora pra ser executada). Quando eu converso com algum leigo sobre Linux, depois de eu convencê-lo com vários argumentos que o Linux não só tem muito mais recursos como ainda tem uma filosofia muito mais bonita, ele sempre diz: “Mas Linux é muito difícil!”

Eu não acho que Linux seja difícil, eu acho que é diferente do que elas estão acostumadas. E as pessoas precisam ter mais disposição pra testar e aprender o novo! É claro que no início elas vão ter dificuldade, mas o Linux não é nenhum bicho de sete cabeças!

Porém, o foco desse pequeno post não é questionar a dificuldade por esse aspecto, mas questionar a praticidade de uso dos dois sistemas.

Vou propôr um problema básico: baixei 500 fotos de uma viagem (com uma qualidade foda, tipo 2048×1536) para o meu computador. Elas estão muito grandes e quero diminuí-las para publicá-las no meu site. As imagens para a web não precisam ser muito grandes e nem ter uma qualidade muito alta. Eu não quero que elas tenham aquele nome feio DSC_….JPG que elas têm e quero que os arquivos tenham nomes em minúsculas do tipo viagem-N.jpg. Isso não é nenhuma realidade distante, é algo que eu sempre preciso fazer…

No meu Linux (com Funções ZZ e ImageMagick), eu simplesmente escreveria:

$ zzarrumanome *
$ zznomefoto -p viagem- *.jpg
$ mkdir fotosnovas
$ for i in *.jpg; do
> convert -geometry 640 -quality 75 $i fotosnovas/$i
> done

Como fazer isso no Windows? Se alguém conhece uma maneira, me ensine nos comentários. Eu gostaria muito de saber pra ensinar aos meus amigos que sempre precisam disso! :-)

[update] E vejam o que o MeioBit acabou de postar… eu ainda acho a minha maneira muito mais fácil! [/update]

© 2005–2020 Tiago Madeira