Microsoft terá que abrir código-fonte do Windows

A Microsoft anunciou, nesta quarta-feira, que vai abrir o código-fonte do sistema operacional Windows. A decisão cumpre uma das exigências da União Européia, que ameaçou multar a empresa por práticas monopolistas.

Fonte: Terra


Tô de boca aberta até agora. Isso aí parece notícia de primeiro de abril… Hehehe… Putz! Windows ser open source é uma das coisas mais absurdas que eu já ouvi. Seria o máximo! Imagina podermos editar o código do Windows pra corrigir seus bugs, termos Linuxes rodando programas de Windows e muito mais! :) Valeu, União Européia!

Web Authoring Statistics

Li hoje no feed do Google Code as estatísticas das tags mais usadas e como são usadas. É decepcionante ver:

  1. Que a tag head é mais comum que a html!
  2. A tag br está lá em cima, do lado de tags como table.
  3. A tag div é mais incomum do que a script
  4. … e por aí vai.

Aí depois ele vai falar dos elementos mais usados e seus atributos mais usados… Advinhem quais? Isso mesmo. body bgcolor, a target, table border width cellspacing cellpadding

Ah… Nem vou mais falar do resto. Vejam aqui: Google Web Authoring Statistics

Com estatísticas como essas, percebemos que a maioria dos webmasters em geral ainda não adotou um desenvolvimento semântico e aí eles tornam a internet esse lixo… :(

Revolução do CSS

Revolução do CSS é um site criado pelo Henrique Costa Pereira que é um CSS Zen Garden brasileiro. Isso não deve ser novidade pra ninguém, mas se é pra você, boa leitura!

Desde que o projeto foi lançado eu queria criar um design pra pôr lá, mas por falta de tempo e, principalmente, idéias, não coloquei nada em prática.

Hoje, finalmente tive uma “luz”. E esse design, que estou pretendendo chamar de “Luz” está quase totalmente implementado aqui: Implementação da “Luz” para o Revolução do CSS (infelizmente esse conteúdo foi perdido com o tempo).

Enquanto vou acabando a parte lá embaixo (faltou, basicamente, a tabela e o formulário), vocês podiam me dar uma ajuda com duas coisas?

  1. Onde o menu de navegação podia entrar nesse design (está temporariamente como display:none)
  2. O que você achou do design e o que acha que dá pra melhorar?

Como se pega um beija-flor?

OK, isso não é coisa pra se perguntar assim do nada, mas a questão quase me acerta na testa mal eu abro a porta, e voilá a dita ave em pânico se debatendo contra o teto, paredes, um furacão azulado sem freios nem juízo.

Rapidamente notei que alguém já estava se dedicando a esse problema filosófico de maneira bastante atlética, e antes que ele literalmente matasse a charada, tirei meu gato de cena. O pobre passarinho não tinha sete vidas, enfim.

O Rene de Paula escreveu um excelente texto sobre relacionamentos na internet e fora dela, partindo de um exemplo de como capturar um beija-flor. Vale a pena ler!

Link para o texto: Como se pega um beija-flor?

Windows Live Messenger

Segundo a Microsoft: O Windows Live Messenger será a próxima geração do MSN Messenger. Ele terá tudo o que você adora no Messenger – sua lista de contatos, seus emoticons, acesso imediato a seus amigos por texto, voz e vídeo, além de incríveis novos recursos para se conectar e compartilhar arquivos com seus contatos. E como sempre, você poderá fazer download e usar gratuitamente a maioria dos recursos.

Eu fui convidado pra testar o primeiro Beta dele e agora posso convidar cinco pessoas para testarem o negócio também. Não tenho pra quem dar os convites; portanto, se alguém quiser, poste um comentário!

Avaliação

Minha avaliação feita em cinco minutos de uso, só conseguindo testar o programa falando com meu irmão do meu lado (era de manhã cedo… hehehe)

  • Design: 2/5 – A Microsoft teve um péssimo gosto. Verde com laranja, uma coisa bem estranha. De qualquer maneira, se você tiver um Windows todo com essas cores até que fica “legal”. Tem uns sombreados e degradês legais. :) Acho que não combina com o meu Windows estilo clássico (ao menos é um WinXP ultra-leve). Mas eu acho que dá pra mudar essas cores, depois vou postar um novo screenshot se conseguir deixar ele “bonito”. :D
  • Novidades: 4/5 – Eu gostei da idéia do compartilhamento de arquivos do novo mensageiro. O plano deles é você poder compartilhar uma pasta inteira e outro usuário poder pegar arquivos dela. Não sei como ninguém pensou nisso antes… Hehehe… Fora isso, não teve nada muito inovador.
  • Usabilidade: 3/5 – É interessante quando você clicar numa pessoa aparecer ícones embaixo dela (essa idéia foi meio copiada do Google Talk, mas tudo bem…). Também gostei da maneira de procurar seus contatos em uma barra que tem em cima da lista (só serve pra você procurar nos seus contatos existentes). Humm… Porém, ainda não se compara ao nosso bom e velho ICQ. :) Eu achei o programa meio “pesadão” e o design dele colabora pra não dar muita vontade de usar… Hehehe
© 2005–2020 Tiago Madeira