Anunciada a OBI2006

Anunciada a OBI2006! E temos novidades…

A partir desse ano a OBI será realizada em duas fases: a primeira fase nas escolas cadastradas e a segunda, com os melhores classificados da primeira fase, em universidades localizadas nas capitais dos estados e em cidades com grande concentração de competidores.

As provas da primeira fase da OBI2006 serão realizadas no dia 08 de abril (sábado) para a modalidade Programação: a prova do nível 1 ocorrerá no período da manhã, e a prova do nível 2 ocorrerá no período da tarde. Na modalidade Iniciação a prova será aplicada em dia a ser definido pela escola, entre 06 e 13 de abril.

As provas da segunda fase serão realizadas no dia 13 de maio (sábado), tanto para a modalidade Iniciação quanto para a modalidade Programação. Todas as provas seão aplicadas no período da tarde.

Copiado de: Site da OBI

Vamos participar, né? Estou ensinando meu amigo Ivo a programar e estou disposto a ajudar a quem quiser; para mim é um prazer ensinar coisas que eu gosto a quem está disposto a aprender.

E sobre a IOI…

Em 2006 a IOI será realizada no México, de 13 a 20 de agosto. Quatro competidores da Modalidade Programação, Nível 2, representarão o Brasil. Você pode ser um deles! [é a minha meta pro ano!]


Fiquei mais de um mês sem postar (ando sem inspiração). Desculpem-me por deixar a Série Algoritmos parada e não noticiar alguns fatos legais que aconteceram enquanto eu não postei (eu parei de escrever, mas comecei a ler mais). Vou voltar de leve agora…

Tenho estudado bastante matemática e física… pras olimpíadas, pro vestibular do ITA, pra desenvolver minha mente, etc. No fundo, é só porque eu gosto mesmo! :) Além disso, o ano letivo começou. Estou com um monte de coisa pra fazer (ainda não estou acostumado com o ritmo), mas vou voltar a postar ativamente.

De qualquer maneira, a pausa foi boa para uma reflexão pessoal e político-filosófica. Essas mudanças meus leitores provavelmente perceberão nos próximos artigos [ou talvez não].

“Goobuntu”!?

Vocês ainda lembram do boato do sistema operacional que o Google estaria desenvolvendo? O The Register postou algo sobre isso hoje. Segundo eles, o Goobuntu (algo baseado no Ubuntu, com Gnome e apt) deve ser bem simples e finalmente trazer os programas do Google para Linux (ex.: GoogleEarth, GoogleTalk, etc.) Seria ótimo para concorrer com o Vista! :)


Google is preparing its own distribution of Linux for the desktop, in a possible bid to take on Microsoft in its core business – desktop software.

A version of the increasingly popular Ubuntu desktop Linux distribution, based on Debian and the Gnome desktop, it is known internally as ‘Goobuntu’.

Fonte: The Register

Wasabi

O Danilo Medeiros, do DigitalMinds, está criando (isso significa que ainda não está pronto) um agregador de feeds e rede social, tudo junto. A idéia é bem diferente de tudo que eu já vi e o projeto conta com uma interface fácil e bastante interatividade com recursos Ajax. Batizado Wasabi, o sistema ainda está em versão beta e só convidados podem participar.

Para saber mais, você pode ver os posts que o Danilo escreveu com a tag “wasabi”. e se você quiser um convite para ajudar a reportar os bugs para o Danilo e experimentar esse novo sistema, pode deixar um comentário. Só não se desaponte se encontrar erros, porque o sistema ainda está em desenvolvimento! De qualquer maneira, eu adorei. :)

Grafos Ponderados

Um grafo é ponderado quando suas arestas possuem um peso. O que significa isso? Bom… Vamos supor que eu queira ir de um lugar pra outro, mas o mais importante pra mim não seja a distância entre eles mas o pedágio que vou ter que pagar para pegar cada aresta (estrada). Nesse caso, o peso de cada aresta seria o custo que eu tenho pra passar pela estrada. O problema então seria calcular o caminho onde eu pago menos (o caminho que tem a menor soma de preços) e não o menor caminho no grafo “não-ponderado” (onde consideramos aresta=1 e nada=0).

Grafo ponderado

Neste grafo, por exemplo, o menor caminho de 0 a 3 não é a aresta 0–3, mas sim a aresta 0–2 e depois a aresta 2–3.

Para representar um grafo ponderado usando a matriz de adjacência, onde antes marcávamos “1”, marcamos o peso que temos de ir de um vértice para o outro e onde marcávamos “0” marcamos \infty{} (infinito).

0 1 2 3 4 5
0 \infty \infty 3 5 \infty \infty
1 \infty \infty 2 \infty \infty \infty
2 3 2 \infty 1 \infty \infty
3 5 \infty 1 \infty \infty \infty
4 \infty \infty \infty \infty \infty 7
5 \infty \infty \infty \infty 7 \infty

Na verdade, só fazemos isso do infinito porque neste caso iríamos querer o menor caminho e o 0 poderia atrapalhar, porque poderíamos ter um caminho sem pedágio, por exemplo, mas isso sempre depende do caso.

Usando listas de adjacência, podemos representar as ligações de cada vértice com dois vetores (um para dizer a qual ele se liga e outro o peso desta ligação) ou com um vetor de structs como:

struct edge {
  int destino, peso;
};
© 2005–2020 Tiago Madeira