Menção Honrosa na ORM

Vi ontem no site da Olimpíada Regional de Matemática o resultado deste ano. Fiquei só com uma menção “horrorosa”, no nível 3. Até que tá bom… Eu já não esperava muito, porque em nenhuma das duas fases eu fui bem. Então aproveito pra pensar as coisas pelo lado bom: quem ganha menção honrosa é premiado primeiro na cerimônia de premiação da UFSC! :)

Meu irmão (Bruno) e o Ivo pegaram bronze na mesma categoria… Nas outras categorias, não sei como o pessoal do Colégio foi porque não sei o nome completo das criaturas que fizeram a prova.

Meu fórum, SOSPHP, voltou ao ar depois de uns problemas com o servidor; agora tá de servidor novo! (que chique…) Participem, pô!


O que eu andei lendo por aí…

Férias!

Hoje foi minha última aula desse ano e abertura da OLIS (olimpíada do meu colégio). Começaram extra-oficialmente as férias. Finalmente vou ter um tempinho pra poder estudar informática, matemática e música; aproveitar a praia, viajar, ler… Demorou, hein?

Como toda pessoa organizada (categoria que eu não me enquadro, mas estou tentando), fiz meu “plano” para aproveitar bem essas férias e também para decidir o que eu vou querer no ano que vem. Aqui embaixo está publicado, e sujeito a mudanças (porque meus objetivos sempre podem mudar). Notem também que eu coloquei algumas coisas como “ganhar olimpíada” que seriam conseqüência das outras ações. Além disso, eu coloquei alguns objetivos que podem parecer “sonhos”, mas acho que sempre é bom traçar objetivos difíceis pra tentar ir o mais longe possível.

Informática

Acho que foi a área em que eu menos evoluí nesse ano. É que é incrível que quanto mais eu aprendo, mais percebo que ainda tenho cada vez mais coisa a aprender. Isso não faz sentido matematicamente falando… A informática é desafiante e a gente sempre tem a impressão de que somos ignorantes. É como o Zeh falou num post em seu blog: “O mais legal de ser programador é olhar pra certas coisas que você fez no passado, que achava uma grande idéia, e perceber que aquilo era algo extremamente fedorento.”

Mas vamos lá…

  • Dominar os algoritmos mais básicos de grafos, programação dinâmica e geometria (saber implementá-los sem consulta em C).
  • Obter medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática.
  • Participar da Olimpíada Internacional de Informática.
  • Dominar o básico da linguagem C (saber gerenciar memória, usar bibliotecas como ncurses, usar sockets, etc.)
  • Aprender de vez a programar em C/GTK, para criar interfaces gráficas.
  • Dominar conceitos da orientação a objetos (abstração, encapsulamento, herança, poliformismo) e saber implementá-los em Java, C++ e PHP 4 e 5.
  • Aprender um JavaScript mais avançado (saber criar aqueles marquees por exemplo, ou como o cara pode arrastar um div pela tela) e exercitar essas linguagens client-side e Ajax dentro dos padrões web.
  • Saber diferenciar Unix/Linux/FreeBSD/OpenSolaris. Instalar estes outros sistemas no meu laptop.
  • Exorcizar o laptop. Não usar mais nem Flash, abolir o Windows.
  • Converter o laboratório de informática do Colégio Salesiano pra Linux (Edubuntu, que eu conheci essa semana e achei muito massa!).
  • Programar com frameworks.
  • Aprender Awk.
  • Aprender alguma coisa de hardware e de baixo nível (Assembler).

Matemática

Nesse ano, fui mal nas duas olimpíadas (brasileira e catarinense) e mesmo ganhando medalha de bronze na Olimpíada de Maio, não fiquei muito contente. De qualquer maneira, sinto que estou evoluindo na matemática graças as aulas do Vavá e mesmo as do Fabiano, que são lerdas mas às vezes trazem uma novidade.

  • Obter medalha de ouro na Olimpíada Regional de Matemática.
  • Obter medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática.
  • Dominar geometria básica (decorar fórmulas dos volumes dos objetos, por exemplo).
  • Fazer exercícios dos Eureka!s
  • Fazer contas mentalmente mais rápido (exemplo: resolver uma Bháskara mentalmente em menos de 15 segundos)
  • Trabalhar com matrizes.
  • Trabalhar com funções de terceiro grau e superiores.
  • Trabalhar com números complexos.
  • Gabaritar a prova de matemática do vestibular do ITA no final do ano.
  • Prosseguir com treinamento para olimpíadas com o professor Vavá.

Física

Física depois desse ano entrando na minha lista de matérias legais e que eu preciso estudar bastante pra passar no ITA… Vamos à lista…

  • Dominar conceitos básicos e conhecer fórmulas básicas (Newton, Kelpler, Galileu, Einstein).
  • Revisar meu livro de física desse ano (2005).
  • Participar da Olimpíada Brasileira de Física.
  • Participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
  • Prosseguir com grupo de estudos físicos com o professor Valdir.
  • Acertar 75% da prova de física do vestibular do ITA no final do ano.

Trabalho

Resolvi parar de trabalhar no Colégio, porque o salário era muito baixo (cerca de 200 reais é pouco, mesmo pra trabalhar 10 horas por semana) e o emprego fixo é muito chato (tem dias que eu vou lá e não faço nada, outros dias que tem um monte de coisa pra fazer e eu não consigo acabar nada; fora os alunos que vão lá no Lab. de Informática encher o saco – hehehe). Vou pegar mais freelances e acho que vou lucrar mais me dedicando só a isso e aos estudos, tanto financeiramente quanto nos aprendizados. Mas vou fazer uma proposta ao Colégio que é continuar mantendo o site deles (afinal, eles precisam de alguém pra fazer isso), mas fazer de casa e com isso só perder tempo quando precisar de alguma mudança, em casa!

Compras

Compras prioritárias que estou querendo fazer de livros e acessórios nesse ano… Aceito presentes! :D

Passeios e Cursos

Viagens [sendo] programadas…

  • Campinas – SP: Se tudo der certo, pra visitar meu irmão na UNICAMP e participar do Curso de Programação da OBI
  • Porto Alegre – RS: Fórum Internacional do Software Livre
  • Rio de Janeiro – RJ: Não tem nenhum evento não, mas eu queria conhecer.
  • México: Se tudo der certo, estamos lá na olimpíada internacional!

Música

No ano que vem, quero voltar a fazer aula de piano. Acho que farei com a mãe de uma amiga, que dá aula na ADMITA.


Nesse final de semana fomos pra Curitiba (quem acompanha meu feed viu as fotos no Flickr). Meu irmão Bruno fez vestibular pra música/violão na UNICAMP. Ele não achou a prova muito difícil e falou que acertou uns 80%. Ainda tem mais uma fase de prova de conhecimentos gerais e depois é a prova de aptidão (violão). Acho que ele passa… :)

Alguém tem notícias dos caras da UFSC? Já fizemos a final da Olimpíada Regional Catarinense de Matemática (por que eles não mudam o nome pra quem é de fora saber de onde que é e quem é de dentro não pensar que toda a Região Sul participa da olimpíada?) há dois meses, o ano já vai acabar, e NADA! (nem mesmo o gabarito da prova, mesmo sem o resultado final…)

Sempre que eu escrevo posts grandes, eu me perco no meio. Então se alguma parte ficou difícil de entender ou se tem algum erro de português aí, me avisem! :)

Mercury: The Messenger of the Gods

Continuando com os programas para imigrantes (mas não só pra eles), aí está mais um excelente programa para Linux (e em Windows também funciona!)

Conheci hoje um cliente para a rede do MSN Messenger chamado Mercury. Foi feito em Java, é multi-plataforma e tem todas as funcionalidades do cliente proprietário da Microsoft.

O cliente permite que você use winks, emoticons personalizados, mensagens particulares, webcam, “o que você está ouvindo” na mensagem particular, etc e ainda uma série de exclusividades, como a personalização da lista de contatos (usando HTML), mensagem de away, saber quem te excluiu da lista, skins, plugins, aliases (apelidos), conversação em abas e vários outros frufrus.

Descobri ele quando meu irmão estava tendo problemas com o aMSN CVS no desktop de casa e fiquei de boca aberta. Como é que eu não conhecia isso antes?

O cara que fez o Mercury o fez de uma maneira bem organizada e, mesmo ele não sendo um software livre, é um excelente programa que merece uma citação aqui no blog. O programa trabalha com vários arquivos XML (pra fazer quase tudo) e suas configurações chegam até a ser chatas de tantas opções que o usuário tem. Por exemplo, ele te dá a opção até de colocar um comando de shell para colocar uma música de outro player (!= Winamp e iTunes) na mensagem particular, e eu fiz pro AmaroK:

#!/bin/bash
# playing.sh | AmaroK, what's playing?

resultado=`dcop amarok player nowPlaying`
if [ "$resultado" = "call failed" ]; then
        echo ""
else
        echo $resultado
fi

A instalação do Mercury é super simples (é um arquivo binário, aonde você vai dando “Nexts”) e um “defeito” do programa seria não colocar um ícone no System Tray automaticamente; defeito que corrigi adicionando ao início do arquivo ~/runMercury:

options="-Djava.library.path=/home/usuario/Mercury"

Meu irmão criou uma comunidade no Orkut para o mensageiro.

O Windows quebrou!

Hoje ocorreu aqui em casa o pontapé final (caramba, de onde eu tirei essa?) para a adoção do GNU/Linux no desktop por parte de todos. Meus pais e meu irmão menor já estavam usando o Ubuntu sem problemas, mas meu irmão maior relutava e insistia no maldito reboot. E aí eles ficavam lá naquele sistema da Microsoft pra não precisar rebootar de novo…

Mas hoje o Windows quebrou. Eles foram ligar o sistema como de costume e deu uma linda telinha azul dizendo que o HD deveria estar corrompido…! Na hora, com olhos brilhantes, pensei: “Graças a Deus!”. Sou agnóstico, não ateu (tem gente que acha que é a mesma coisa); mas depois dessa acho até que desenvolvi uma certa gnose.

Eu tinha combinado com meus familiares que eu não ia dar qualquer tipo de suporte ao Windows ou à qualquer programa da Microsoft. Dito e feito. Agora quem vai instalar e configurar um novo Windows? Eles que se virem! Aliás, não temos mais nem CD de Windows funcionando em casa, o que garantirá pelo menos o feriadão inteiro de Ubuntu aqui! Hahaha… (risada maléfica)

E então o que deveria ser tristeza (ora, pobre Windows!), tornou-se minha maior felicidade. Estou aqui usando internet compartilhada de um sistema operacional decente em que eu posso confiar e eles até tão felizes ali (acabei de importar o profile do Firefox deles e ensinei meu irmão a usar Bloglines pra não precisar abrir 500 blogs ao mesmo tempo pra ver se tem atualizações!).

Talvez agora eles ainda não compreendam, mas eles vão ser mais felizes assim. As pessoas precisam aprender e evoluir. Aliás, nesse feriadão vou ensinar meus pais o básico do console do Linux e o gerenciamento de pacotes do Debian. :D

Fotolog.net Feed

[update] O script foi reescrito aqui e está muito mais interessante agora! :-) [/update]

Não sei se isso já não existe; Não sei se ninguém nunca sentiu falta. Afim de valorizar feeds RSS e acompanhar fotos de amigos, resolvi criar um feed para fotologs do Fotolog.net.

Eu disponibilizei o código aqui: ff.phps (infelizmente esse código foi perdido com o tempo) mas o script para uso coloquei no “meu servidor super-poderoso” na UNICAMP: ff.php (infelizmente esse arquivo foi perdido com o tempo), por um motivo óbvio: economia de banda. Só que os caras da UNICAMP devem excluir o meu usuário algum dia, por isso sugiro que você pegue o código e coloque no seu servidor. Só precisa ter fopen_wrappers (quem que já programou em PHP e nunca viu aquela mensagem no manual: Tip: You can use a URL as a filename with this function if the fopen wrappers have been enabled? :D )

Hmmm… Talvez esse código tenha algum bug. Não sei o porquê de nenhum dos meus feeds funcionarem no Google Reader. Quem tiver afim de corrigir, me manda o novo arquivo que arrumarei com enorme satisfação (e aproveita pra me ensinar onde foi que eu errei!). Além disso, tenho dúvidas sobre se a foto pode ser aberta de fora do Fotolog.net. No Bloglines, só consegui visualizar as fotos que eu já tinha no cache do navegador. Pra mim isso não faz muita diferença, já que eu gosto de feeds na barra de favoritos do Firefox.

Coisas legais que vi hoje

© 2005–2020 Tiago Madeira