Widescreen 1280×800

Minha lógica estava correta. Estou agora a 1280×800 aqui no Gentoo, com KDE, um wallpaper lindo nessa tela CrystalBrite e continuando para os meus próximos itens da ToDO list que fará meu laptop funcionar:

  • Som – ALSA, HDAUDIO, fica dando um monte de mensagens no boot e não funciona.
  • DVD/CD – Não sei direito como eu devo fazer, vou dar uma olhada lá na parte de CD do Kernel. O CD do meu velho ze4610us já era chatinho de configurar…
  • USB – tá funcionando, só que ele não tem sda, e não tô conseguindo fazer aquelas mágicas do udev.
  • AltGr+W = ? – Xmodmap ou algo do gênero… ainda não sei como se faz. Se alguém quiser me ajudar, sinta-se a vontade. ;)
  • Webcam – Vou começar pelo Google.
  • Wireless – Vou começar pelo Google.

Hoje é o dia!

Hoje a noite eu espero poder postar um artigo feliz aqui dizendo que estou no meu laptop a 1280×780! Depois de varrer a internet e de dias tentando, acho que encontrei a solução para o fglrx funcionar com a ATI Radeon Xpress 1100 do meu Acer Aspire 5050-3205.

A solução baseou-se, entre outros sites, em dois casos de caras com Ubuntu que tiveram problemas semelhantes: esse e esse. Depois de um tempão tentando fazer outras coisas, parece que o problema que estava me impedindo de tudo funcionar corretamente era a versão do Xorg (!). Estou com o xorg.conf do Elvish Legion, do primeiro fórum, e agora emergindo o meu Xorg para a 7.1 como fez o Berin do segundo!

O problema que eu estou tendo é exatamente igual o dele:

(WW) ****INVALID IO ALLOCATION**** b: 0x9000 e: 0x90ff correcting
(...)
Requesting insufficient memory window!: start: 0x9000 end: 0x90ff size 0xc0120100
Requesting insufficient memory window!: start: 0x9400 end: 0x94ff size 0xc0120100
Requesting insufficient memory window!: start: 0x9800 end: 0x98ff size 0xc0120100
Requesting insufficient memory window!: start: 0x9c00 end: 0x9cff size 0xc0120100
(EE) Cannot find a replacement memory range
(...)
(EE) fglrx(0): RegisterResources failed
SetVBEMode failed
(EE) fglrx(0): PreInit failed

Em breve novidades… ;-)

Posts relacionados

Quando eu tiver um Linux totalmente configurado pro Acer Aspire 5050-3205, eu vou encher uma página de informações sobre como configurá-lo pras próximas vítimas serem mais felizes na estréia do laptop novo…

Ahhhh! Esse laptop está me rendendo um monte de paraquedistas! Parece um modelo novo que todo mundo tem pesquisado… e meu site tá bem localizado lá no Google, tanto que eu sou o primeiro resultado em várias buscas de pessoas procurando por como fazer a ATI Radeon Xpress 1100 funcionar!

Olha… Se você chegou aqui procurando por esse laptop e sua compatibilidade com Linux, além de ler os posts relacionados, saiba que ele é difícil de ser configurado, mas que na teoria tudo vai funcionar!

Os homens lutam e sofrem por nada

Neste mundo, os homens lutam e sofrem por nada; se encontram prazer, é apenas no fulgurante desatino da batalha… Preciso viver intensamente enquanto posso. Quero experimentar os ricos sucos da carne vermelha e o vinho picante, o aperto quente de braços brancos como o marfim, a loucura do triunfo na batalha, quando as lâminas azuladas queimam e se tingem de vermelho. Isto basta para me alegrar. Que os mestres, os sacerdotes e os filósofos meditem sobre as questões de realidade e ilusão! De uma coisa eu sei. Se a vida é ilusão, também sou uma: a ilusão é real para mim. Eu vivo, estou cheio de vida, eu amo, eu mato, eu sou feliz assim.

(trecho de um conto de Conan, O Bárbaro)

Vi lá no 1001 GatosHoward não era “feliz assim” como seu personagem, já que ele se suicidou…

Bom… Eu me sinto como o Conan, embora enxergue a vida como Nietzsche ou Schopenhauer. Por enquanto, eu vivo, estou cheio de vida, eu amo, eu mato, eu sou feliz assim.

Cinco coisas que me irritam

Parece que tags estão na moda… O j. noronha me convidou pra escrever cinco coisas que me irritam. O que mais me irrita no momento é essa tela gorda e a dificuldade para configurá-la, mas tem muita coisa no mundo que me irrita. Mas abaixo vão as cinco que eu pensei agora e que considero as coisas que mais me irritam… :-)

#1 – Religiosos fanáticos

Odeio religiosos fanáticos. Eles vivem dizendo que eu vou pro inferno e que eu sou pecador, herege, e não sei mais o quê. Se eu disser que eu já sei que eu vou pro inferno, vocês podem deixar eu viver feliz até lá pra pelo menos aproveitar meus dias de “felicidade” aqui na Terra?

#2 – Brasil Telecom

Como o j. noronha, eu odeio a Brasil Telecom. Aqui em Itajaí-SC é necessário conviver com ela pra telefone, ADSL… Vive dando problemas e o 0800 (na verdade, 10314) é impossível!

Também odeio telemarketing, em geral.

#3 – Coisas sem sentido

Eu odeio coisas que as pessoas fazem só por causa do que a sociedade ensina, coisas que eu mesmo faço sem motivo e que, se eu vivesse em outra sociedade, eu não faria; coisas que aprendemos desde pequenos e que fazemos sem pensar.

Preocupações inúteis, sexismo, ter que comer coisas que todos os outros comem, ter que ser educado à mesa, ter que se vestir de acordo com um padrão; esse tipo de coisa me revolta…

A sociedade tem um ciclo definido: nascimento, escola, trabalho, aposentadoria, morte. Viver só pelo dinheiro e depois morrer… Não vejo sentido nos nossos costumes!

#4 – Trabalho manual / fordismo

Se uma máquina faz o seu trabalho melhor do que você, você é dispensável e eu não tenho pena de você quando você é demitido. Odeio profissões “manuais”, pra mim trabalho tem que ser algo criativo.

#5 – Televisão

Sei lá se a televisão a cabo é melhor. A que eu tenho aqui em casa é ridícula. Eu devo assistir uns dois minutos de televisão por dia que é dos momentos em que eu passo do quarto pra cozinha (a sala fica no meio), coisas como Big Brother Brasil, turma do Didi, Comando Maluco do Dedé, novela da 7, Rede TV e outras coisas do tipo são nojentas.

Passo a tag para…

emerge happiness

Gentoo tem se mostrado uma ótima distribuição. Não sei por quê, eu achava que ele era difícil, mas não… Talvez a instalação a partir da minimal seja, mas do jeito que eu estou fazendo está tudo bem, com exceção da dor de cabeça pra configurar os drivers aqui no meu Acer Aspire 5050-3205.

Instalar os drivers proprietários da ATI foi muito fácil:

# emerge ati-drivers

Baixou, instalou, eu rodei o aticonfig e ele já alterou o /etc/X11/xorg.conf pra mim. O problema é que esse driver não roda a minha ATI Radeon Xpress 1100. Trecho do log do Xorg:

(II) Primary Device is: PCI 01:05:0
(II) ATI Proprietary Linux Driver Version Identifier:8.32.5
(II) ATI Proprietary Linux Driver Release Identifier: LGDr8.32g1
(II) ATI Proprietary Linux Driver Build Date: Dec 12 2006 17:18:49
(II) ATI Proprietary Linux Driver Build Information: autobuild-rel-r6-8.32.2.1.2.3-driver-lnx-x86-x86_64-313294
(--) Assigning device section with no busID to primary device
(--) Chipset ATI Radeon Xpress Series (RS482 5975 Generic 5975) found
(II) resource ranges after xf86ClaimFixedResources() call:
...
(II) Setting vga for screen 0.
(II) fglrx(0): === [atiddxPreInit] === begin, [x]
(II) Loading sub module "vgahw"
(II) LoadModule: "vgahw"
(II) Loading /usr/lib64/xorg/modules/libvgahw.so
(II) Module vgahw: vendor="X.Org Foundation"
        compiled for 7.0.0, module version = 0.1.0
        ABI class: X.Org Video Driver, version 0.8
(II) fglrx(0): PCI bus 1 card 5 func 0
(EE) fglrx(0): RegisterResources failed
SetVBEMode failed
(EE) fglrx(0): PreInit failed
(II) fglrx(0): === [atiddxPreInit] === end
(II) UnloadModule: "fglrx"
(II) UnloadModule: "vgahw"
(II) Unloading /usr/lib64/xorg/modules/libvgahw.so
(EE) Screen(s) found, but none have a usable configuration.
.
Fatal server error:
no screens found

Agora o alsa não tá funcionando, não sei por quê. Já recompilei o Kernel umas 20 vezes… mas isso tudo bem. O problema é a placa de vídeo mesmo… Ninguém tem essa placa pra me ajudar?

Concluindo, falta uma coisa na portage do Gentoo para quem usa placas de vídeo da ATI e tela com widescreen:

# emerge paracetamol
© 2005–2020 Tiago Madeira