Dor de cabeça

Anteontem formatei o laptop e instalei o slamd64. Por ordem de prioridade, lá vão os problemas…

Problema 1: placa ATI Radeon Xpress 1100. O “ati” do Xorg não suporta. Eu não consigo instalar os drivers proprietários. Baixei lá do site da ATI e rodei normalmente o arquivo e ele não abre o instalador gráfico que deveria abrir:

root@laptop:~# ./ati-driver-installer-8.32.5-x86.x86_64.run
Creating directory fglrx-install
Verifying archive integrity... All good.
Uncompressing ATI Proprietary Linux Driver-8.32.5..............................
==================================================
 ATI Technologies Linux Driver Installer/Packager
==================================================
Detected configuration:
Architecture: x86_64 (64-bit)
X Server: X.Org 6.9.x 64-bit
Removing temporary directory: fglrx-install
root@laptop:~#

(e, sim, não estou em root por su, o que poderia fazer eu não ter um DISPLAY, mas entrei no X como root mesmo)

Essa série 1100 parece ser nova porque há pouca informação sobre ela na internet. Alguém sabe ajudar?

Sem configurar a placa, não consegui usar 1280×800, aí tudo está “gordo” e desfigurado, porque estou usando 1024×768 num monitor widescreen (driver vesa).

Problema 2: 64 bits. Firefox com Flash, codecs proprietários do mplayer, Java. Achei que fosse mais fácil… O hlegius fez um comentário bem pessimista lá no outro post… E ele tem razão. Estou com o live-cd do Gentoo amd64 baixado esperando um CD virgem pra gravar (devo comprar hoje a tarde), todo mundo fala bem do Gentoo pra 64bits. Ainda tô baixando também o Ubuntu pra 64bits pra ver como é que é…

Eu não sei como se faz pra emular um subsistema de 32bits pra rodar Flash por exemplo. Depois também vou precisar de ajuda… mas a prioridade agora é o monitor mesmo.

Problema 3: Resto do hardware. Gravador de DVD, webcam, wireless. Nunca useu nenhum dos três. Vai ser uma experiência nova super divertida, com mais dor de cabeça ainda.

Problema 4: Teclado. Depois tenho que dar uma olhada no Xmodmap (acho que é isso que eu tenho que usar) pra fazer o ponto de interrogação (Altgr+W) funcionar.

Problema 5: O som hdaudio funciona, mas dá um monte de erro quando o udev detecta e inicia o alsa. Depois tenho que verificar…

Conclusão: Pelo visto esse mês (no mínimo) vai ser só dor de cabeça. Mas o aprendizado com certeza vai ser grande. ;) Quem já tiver passado por esses problemas e quiser me ajudar nessa aventura será muito bem recompensado (por Deus ou algum cara assim que você acreditar, porque meu dinheiro acabou na compra desse laptop… hehehe).

Pontinho verde

Meu laptop novo tem em um pixel uma bolinha verde (.), só percebido quando uso cores escuras como preto ou cinza num fundo. Parece problema da tela ter perdido o vermelho e o azul naquele ponto (WXGA CrystalBrite LCD)… Não é algo que atrapalhe, mas gostaria de entender o que é e saber se é importante eu trocar o laptop por causa disso (vai que a bolinha se alastra?) ou o monitor dá pau de vez.

Alguém já viu isso? É algo assim, ó: (é claro que depois eu é que pûs a bolinha, porque ela não veio junto com o screenshot) screenshot (infelizmente esse arquivo foi perdido com o tempo)

I’ve got the power!

Pequeno post feito a 64 bits

Acer Aspire 5050-3205 comprado por 2500 reais num camelódromo de Balneário. Posto melhor sobre ele quando acabar de baixar, instalar e configurar o slamd64, que aí vou conhecê-lo melhor. Primeira impressão: lindo, portátil, a webcam é muito legal!

Veio com um Windows XP que estou pra tirar; no mais, tudo parece funcionar perfeitamente. Só não gostei do layout do teclado que é, em uma palavra, ridículo. Para usar o ponto de interrogação é necessário pressionar AltGr+W e a barra é AltGr+Q ou Fn+; (não sei qual é pior).

Inédito! Fotos do recém-nascido!

Aula de paraquedismo

O Lucas descobriu o motivo pelo qual o meu Adsense não rende e eu continuo pobre.

Dizem por aí que quem clica nos anúncios do Google são os paraquedistas. Segundo a Wikipedia, os paraquedistas são profissionais especializados em realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais. Os paraquedistas são pessoas que vivem nas nuvens, literalmente. Como que eles podem clicar nos seus anúncios de lá?

Andei pensando e cheguei a conclusão de que o problema principal é a exclusão digital e o acesso a redes sem fio no Brasil. A situação do nosso país tá complicada no ramo de tecnologia sem fio. Essa deveria ser uma das prioridades do nosso governo! Veja bem… É difícil achar um hotspot que esteja próximo o suficiente de um paraquedista para que ele consiga acessar o seu site via wireless. Diz a Wikipedia que os hotspots transmitem um sinal a pequena distância, geralmente apenas 100m.

Culpa de quem? Dos políticos, como sempre! Em países com bons representantes do povo, como nos Estados Unidos, os probloggers conseguem um rendimento muito melhor graças a essa facilidade dos paraquedistas de acessarem seus sites.

A solução? Eleger políticos competentes que queiram realmente melhorar a vida do povo, como o senador Eduardo Azeredo e a poderosa Daniela Cicarelli. O Maluf e o Clodovil quem sabe entrem nessa luta também… ;-)

© 2005–2020 Tiago Madeira