As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias.
(Goethe)
As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias.
(Goethe)
Encontrei esta passagem de Goethe no estrategema 30 do excelente “A arte de ter razão”.
Dico ego, tu dicis, sed denique dixit et ille:
Dictaque post toties, nil nisi dicta vides.
Ou para os ignorantes entre nós que não lêem latim:
Eu o digo, tu o dizes, mas, ao final aquele também o diz:
Depois que o disseram tantas vezes, não se vê outra coisa a não ser o que foi dito.
Lido durante a aula de matemática…
Tem muita gente receosa com essa história de mudar o mundo criando um partido político: o PBlog. A idéia começou como uma brincadeira; foi se desenvolvendo e o Reverendo, sem mais demora, criou uma wiki e um grupo para o projeto.
Os pessimistas estão se preocupando com o lance dar errado e não conseguirmos fazer nada. É porque tem que conseguir as assinaturas, preparar a papelada, etc, etc. Mas sinceramente, que dê errado! Qual o problema? Pelo menos vou poder dizer que tentei mudar o mundo. Existe tanta gente criticando, mas essa é uma oportunidade única: uma chance de protestar contra a política ridícula do Brasil com uma manifestação pacífica e bem humorada que ainda ensinará a várias pessoas no mundo o que são blogs. Então, convoco-os… Blogueiros de todo mundo: uni-vos. Como disse John Lennon:
Para mudar o mundo dos engravatados devemos vestir as gravatas.
Come on, don’t be shy! Entre no grupo, na wiki, participe, se orgulhe por pelo menos tentar mudar alguma coisa.
Você é contra a redução da maioridade penal? Imagine um garoto de dezessete anos que pega o seu filho de cinco anos na porta da escola, leva-o para um lugar imundo, estupra-o e depois debocha da sua impunidade porque é menor de idade. Você ainda é contra a redução da maioridade penal? Acho que não.
A maioridade penal é um assunto tão polêmico quanto a pena de morte. O Melo, do Verdade Absoluta, certa vez gerou uma discussão muito interessante no blog dele perguntando: Criança inocente ou criminoso sórdido?
É uma pergunta difícil de ser respondida a partir de quantos anos uma pessoa deve ser responsável pelas suas ações. Na verdade, se forem usar esse argumento de que o meio é que influencia o criminoso, nem um adulto de 50 anos seria responsabilizado pelo seu crime. Afinal, ele também nasceu. Ele também é fruto de uma sociedade com idéias formadas, também foi manipulado, também recebeu informações de todo o resto do mundo. Porém, eu acho que tem outra mais importante: pra quê serve a prisão?
A prisão é cruel. A pena de morte talvez seja menos cruel. De qualquer maneira, nenhuma das duas resolve absolutamente nada. Nenhuma das duas têm utilidade. Nenhuma das duas vai fazer o seu filho ser “desestuprado” ou ressucitar o menino que foi arrastado pelo carro (notícia que tá na moda).
E depois… Você também está preso. Ou acha que seguir esse monte de leis o faz “livre”? Você manda no quê? Quem é você, seu inútil? No fim, acho que a discussão de maioridade penal não serve pra coisa nenhuma. O buraco tá mais embaixo. Mas então, qual é a solução?
Ontem fui à missa da Igreja Católica. Deixo a reflexão e a explicação do título por conta de vocês.
Se resume em: Maldito quem confia no homem; bendito quem confia no Senhor
Homem pecador vai pro inferno, quem está com Deus vai pro céu. É impossível viver sem Deus. Quem vive sem Deus vive sem amor no coração, é uma pessoa má, triste e emo.
Jeremias 17, 5-8
5 Eis o que diz o Senhor: “Maldito quem confia no homem e põe na carne toda a sua esperança, afastando o seu coração do Senhor. 6 Será como o cardo na estepe que nem percebe quando chega a felicidade: habitará na aridez do deserto, terra salobre, onde ninguém habita. 7 Bendito quem confia no Senhor e põe no Senhor a sua esperança. 8 É como a árvore plantada à beira da água, que estende as suas raízes para a corrente: nada tem a temer quando vem o calor e a sua folhagem mantém-se sempre verde; em ano de estiagem não se inquieta e não deixa de produzir os seus frutos”.
São Paulo mandou uma carta ao Corinthians que, ao invés de prever o resultado do jogo que vai acontecer hoje às 16h (e São Paulo vai ganhar), criava uma lógica totalmente nonsense que não entendo como o clero ainda permite que ela fosse lida ainda hoje:
Coríntios 15, 12.16-20
Irmãos: 12 Se pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, porque dizem alguns no meio de vós que não há ressurreição dos mortos? 16 Se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17 E se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, ainda estais nos vossos pecados; 18 e assim, os que morreram em Cristo pereceram também. 19 Se é só para a vida presente que temos posta em Cristo a nossa esperança, somos os mais miseráveis de todos os homens. 20 Mas não. Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram.
Eu achei que eles dissessem que Cristo era um deus superior, não um mortal normal que ressucita assim como todos os outros.
São Lucas 6, 17.20-26
Naquele tempo, 17 Jesus desceu do monte, na companhia dos Apóstolos, e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e Sidónia. 20 Erguendo então os olhos para os discípulos, disse: 21 Bem-aventurados vós, os pobres, porque é vosso o reino de Deus. Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. 22 Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem e insultarem e prescreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do homem. 23 Alegrai-vos e exultai nesse dia, porque é grande no Céu a vossa recompensa. Era assim que os seus antepassados tratavam os profetas. 24 Mas ai de vós, os ricos, porque já recebestes a vossa consolação. 25 Ai de vós, que agora estais saciados, porque haveis de ter fome. Ai de vós, que rides agora, porque haveis de entristecer-vos e chorar. 26 Ai de vós, quando todos os homens vos elogiarem. Era assim que os seus antepassados tratavam os falsos profetas.
Jesus Cristo era um cara muito gente boa. Pena que tanta gente o confunde com Deus. Por que ele não pode ser simplesmente um filósofo admirado pelas pessoas?
Mas como eu ia dizendo no título, o evangelho é socialista, mas o comentário do padre foi totalmente capitalista. Ele disse assim: Jesus não se refere aos ricos como aqueles que trabalham duro pra conseguir o seu dinheiro, mas aqueles que roubam, que conseguem seu dinheiro maltratando o outro, etc Ou seja, foda-se o resto se você conseguiu o seu dinheiro trabalhando. O padre já entrou na nossa lógica, trabalho é dinheiro, quem trabalha ganha. Não é uma lógica errada, mas ele indiretamente diz que quem é rico mas conseguiu esse dinheiro “justamente” não precisa ajudar os pobres. Não acho que foi isso que Jesus quis dizer.
Além dos textos, tocaram várias músicas do tipo “Eu confio em Deus, temos que confiar em Deus”. A missa é claramente um local de lavagem cerebral. Mas é engraçado que parece que o padre e toda aquela gente que organiza a Igreja aqui confia cegamente no que está dizendo, então eles também são vítimas. Não sei quem organiza essa “filosofia for dummies”. Será o Vaticano podre-de-rico? É bem provável…
Isso não é uma crítica a quem acredita. Vocês acreditam sem nem conseguir não acreditar, porque já estão acostumados com isso desde que nasceram. Eu tenho pena de vocês, mas nada contra – é sério. E alguns de vocês até tentam levar a sério a mensagem, que é algo legal – fora a lavagem cerebral. Pena que essa mensagem não é levada a sério pelos poderosos que “acreditam em Deus” mas não estão nem aí pra “palavra de Deus” e pros ideais socialistas de Jesus Cristo.
Ideal seria todo mundo ir à Igreja para discutir a sociedade e poderia até ser regido a esses evangelhos de histórias de Jesus Cristo, mas também de outros filósofos – e sem essa estupidez de “O senhor é meu pastor e nada me faltará.”
E, por favor, sem comentários como a lógica de Pascal e esse da Patrícia. Agora falando sério… Como já disse nosso querido amigo Nietzsche:
“Não há amor e bondade suficientes no mundo, para que ainda se possa oferecê-los a seres imaginários”