Carnaval também é pop!

Só para constar… O Rafael estava certo em sua expectativa para o carnaval. Ainda faltam duas semanas para a festa e eu e a Carol resolvemos escrever alguns posts sobre isso lá no Mal Vicioso. Os posts mal foram indexados pelo Google, ainda temos tempo para o carnaval e as pesquisas já começaram a aparecer lá no Slimstat.

As dicas e idéias que a Carol deu para fantasias no carnaval estão bem interessantes, vale a pena dar uma olhada… E se você for um blogger, vale a pena escrever sobre o carnaval, se ainda não fez isso.

Airforce One 14E4:4318

Nunca mexi com wireless. Nunca mexi com ndiswrapper. O mais legal é que eu nem mesmo tenho nem uma antena de wireless aqui perto pra “testar” alguma coisa.

Para configurar o adaptador wireless do Acer Aspire 5050-3205, que o lspci reconhece como:

Network controller: Broadcom Corporation BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN Controller (rev 02)

… eu tentei fazer o que Morimoto ensina nesse artigo, só que com Gentoo, 64bits e nada de gráficos do Kurumin tive que adivinhar algumas coisas. Não sei se funcionou o reconhecimento do driver, porque não sei configurar wireless.

O que eu fiz foi:

# emerge ndiswrapper

(pra instalar esse negócio que vai “emular” um driver de windows)

# wget ftp://ftp.support.acer-euro.com/notebook/ferrari_4000/driver/winxp64bit/80211g.zip

(o driver da minha placa, com PCI ID igual e tudo, peguei aqui)

# unzip 80211g.zip
# cd pasta-que-ele-criou
# ls
BCMWL564.SYS  Setup.exe  bcm43xx.cat  bcmwl5.inf
# ndiswrapper -i bcmwl5.inf
installing bcmwl5 ...
forcing parameter IBSSGMode from 0 to 2
# ndiswrapper -a 14E4:4318 bcmwl5
couldn't create symlink for "14E4:4318.5.conf": File exists -
installation may be incomplete
driver 'bcmwl5' is not installed (properly)!</code>
# ndiswrapper -l
bcmwl5 : driver installed
        device (14E4:4318) present

Semana que vem, depois de aprender a configurar, vou testar na casa da Carol, que usa wireless. ;)

Acer Orbicam

Agora que já estou com o Acer Aspire 5050-3205 quase totalmente configurado com Gentoo, estou resolvendo os últimos problemas de hardware, que creio que são os mais difíceis: wireless e webcam.

Estou conseguindo gravar DVDs, usar ponto de interrogação (eba!) = AltGr+W, o som hda-intel já está funcionando (embora eu não consiga salvar as configurações entre as sessões – alsactl store/restore), estou a 1280×800 usando drivers proprietários da ATI e chegando a 1600fps com a ATI Radeon Xpress 1100. O sistema está quase redondo e bem rápido.

Acabei de entrar em contato com o Michel Xhaard, doutor francês responsável pelo GSPCA, que é o driver que suporta as câmeras no Linux. A câmera do Acer Aspire 5050-3205 no lsusb -v é reconhecida como:

idVendor           0x0c45 Microdia
 idProduct          0x6260
 bcdDevice            1.00
 iManufacturer           0
 iProduct                1 USB20 Camera

Na resposta do e-mail que eu mandei pra ele (e que ele respondeu em menos de meia hora, achei super legal!), ele disse que isso é igual uma Sonix USB2.0 sn9c201+Ov7670. O GSPCA ainda não a suporta, mas segundo o Michel, ele deve suportar em breve. Então, se você tem uma câmera embutida da Acer como a minha, o lance é ficar ligado e esperar pelo “sn9c20x” na lista de drivers suportados. ;)

A derrota é opcional

Um senhor idoso vivia sozinho em sua casa. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que sempre o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho:

“Querido Filho…
Estou triste pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e está na época do plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois está na prisão.

Com amor,
Seu pai.”

Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:

“PELO AMOR DE DEUS, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!!!”

Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte uma turma de agentes da polícia apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma outra carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta:

“Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento.”

Moral da história: Nada como uma boa estratégia para conseguir o que seria impossível. Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

Achei no Falcon Dark, já faz um tempinho…

© 2005–2020 Tiago Madeira