Escola, história, filosofia

Para não citar os fatos inúteis da escola (que são maioria), resolvi elogiar as aulas de história deste terceiro bimestre escrevendo neste artigo principalmente sobre filosofia. (e dessa vez não é só a do software livre!)

Pitágoras

Nesse ano, voltamos a ter aulas de história de verdade, com uma professora de verdade e conteúdo de verdade. Quem conheceu o antigo professor Roberto, sabe do que eu estou falando… ;) Bom… Desde o começo do ano, estou gostando bastante de história. É uma matéria bem interessante que sempre nos faz pensar bastante e usar a lógica (aliás, a lógica lembra a razão, a Aristóteles e aos filósofos gregos). Não tá dando pra usar muito a lógica nas aulas de matemática, pois o professor se limita a ensinar PA, PG, funções de segundo grau e essas babaquices apenas usando fórmulas prontas. Sei que não é sua culpa, existe gente com sérias dificuldades de entendimento, mas acho que a escola muitas vezes é um repetir de fórmulas e exercícios que não ajudam a desenvolver o raciocínio. Então eu acho incrível que neste sentido, as aulas de história estão sendo as melhores deste ano.

Nesse bimestre, a professora Fabiana nos passou um trabalho sobre os filósofos gregos. O meu grupo falou sobre o filósofo Pitágoras, aquele que via números em tudo (e, sim, aquele mesmo que criou o Teorema) e aí comecei a ver uma relação (um pouco estranha) entre a matemática, a lógica, a razão, a filosofia e a história. E já que filosofia é amar a sabedoria, fica mais fácil entender toda essa relação, porque sabedoria é matemática… :D

O Mundo de Sofia

Bom… Agora estou relendo “O Mundo de Sofia”, desta vez lendo e relendo com atenção até as cartas de dezenas de páginas às vezes um pouco complicadas sobre a história de vários filósofos. E fica aí a sugestão desse excelente livro (é interessante as histórias que o autor conta, que deixam coisas complicadas bem mais simples, como entender a filosofia de Demócrito como o brinquedo Lego).

Ahnnn… E acho que esse post foi só pra falar disso mesmo, só para não concluir nada, mas só dizer como vai a escola e que ainda tem alguma coisa para se aprender lá, uma coisa pra fazer pensar lá. :) E, aliás, ainda não tô concluindo nada, só tô vendo as idéias dos filósofos “famosos” e refletindo sobre elas…

Agora em História, continuamos estudando a Grécia, e agora partindo para os etruscos para chegar em Roma, mas fica registrada aqui a minha felicidade por estar tendo a oportunidade de pensar (usando o raciocínio lógico) mesmo nesta disciplina.


Agora mudando radicalmente de assunto para dizer as últimas novidades, além da filosofia…

O beta do Firefox 1.5 saiu, já estou utilizando-o como padrão… Achei ele igual o meu outro Deerpark Alpha (a.k.a. Firefox 1.6a1) Já que no outro post já comentei sobre suas vantagens, pararei por aqui.

Olimpíada Regional de Matemática

A segunda fase da Olimpíada Regional de Matemática (catarinense) acontecerá no dia 24 deste mês e ainda não aprendi nada de novo sem ser filosofia, desde meu péssimo resultado na segunda fase da OBM.

A política no Brasil tá triste, não vejo escolhas sem mudar o sistema político, acabar com o capitalismo e com essa história de querer lucrar em tudo. Mas já que eu também sou um capitalista e nunca estudei direito sobre isso, e já tenho problemas menores suficientes para me incomodar, fica registrada aqui a tristeza mas o conformismo com essa situação. Na realidade, não sei quem não sabia ainda que os políticos brasileiros eram corruptos, mas agora é uma crise mais séria, tá tudo estourando… Não sei o que podemos fazer pra ajudar!

Fiz grandes alterações no meu site… Mudei a organização de todos os links, as regras do módulo ReWrite, adicionei feed do Flickr e criei um sitemap em XML do Google, mudei os permalinks dos artigos, as cores dos comentários, adicionei referências (permalinks) aos comentários… Um monte de coisa! :blink: E ainda tô querendo mexer em outras coisas… ;)

Tô testando uns sistemas de wiki para meu projeto de software livre para leigos, não tô conseguindo achar nada muito legal em PHP. Aquele “PHPWiki” não funciona direito, tive que modificar um monte de coisas e ainda assim apresentou problemas e tô quase decidindo fazer um eu mesmo.

Depois de um muito tempo, joguei RPG novamente este sábado… É meio esquisito interpretar um personagem na Idade Média, já é tão esquisito interpretar nós mesmos! :blink:

O site do Colégio tá quase pronto, estou precisando da biblioteca GD para trabalhar com redimensionamento de imagens e outras coisas com imagens no PHP e o cara que cuida do servidor FreeBSD ficou de instalar para mim, mas ainda não o fez… (gostaria tanto que fosse um Linux que eu mesmo tivesse configurado!)

Richard Stallman

Estou tentando fazer um Linux simples e acessível para minha família usar no computador que compartilha internet com o meu laptop, mas ainda não consegui nem instalar Linux (eu vivo instalando e desinstalando Linux aqui do lado… Esses caras não entendem como Linux é bom, a filosofia é linda e devemos parar de usar MSN e programas da Microsoft!). A mesma coisa eu quero fazer no Colégio depois que acabar de fazer o site. O Laboratório de Informática deveria ser só Linux. O KDE tem programas educativos tão legais, fora outros que podemos achar na internet… E tem programas para Ensino Médio que o nosso Lab. nem tem nem semelhantes. O problema é que ele tem uma grande quantidade de programas para a pré-escola e acho difícil encontrar bons clones para Linux. Eu acho que instalar Linux na escola é uma coisa indispensável e não pretendo sair de lá antes que esta missão esteja cumprida. Quero fazer ainda um esquema bem legal com um servidor e clientes usando NFS/NIS e com os clientes loggando no servidor e facilitando a vida da profa. de informática.

Fiz uma alteração nas Funções ZZ adicionando uma senha ao zzss (proteção de tela para console). O patch está disponível aqui no meu servidor: patch.zz (esse patch foi perdido pelo tempo) e para patchar basta usar patch -p1 apontando para ele o arquivo do patch (patch.zz) e colocar no File to patch a localização do seu arquivo funcoeszz (tem que ser a última versão).

Para finalizar, não tenho produzido muitos códigos / solucionado problemas lógicos, mas tenho pensado bastante logicamente e até ando vendo alguns grafos no pensamento e criando quase inconscientemente uns algoritmos… Embora não esteja implementando ou escrevendo os algoritmos, acho que estou desenvolvendo-os… Hehehe… (parece que eu sou louco, né?)

Coloquei várias imagens aí em cima pro post não ficar muito sem graça, já que ficou um pouco grande… A maioria delas não é tão importante, mas são boas pra saber em que pedaço do texto estamos… :)

“Nem tão livre assim”

Sérgio Amadeu da Silveira

A Istoé publicou uma matéria sobre a saída de Sérgio Amadeu do ITI, com o nome “Nem tão livre assim”.

A notícia me deixou bastante triste e chocado com a crise no governo estar atingindo até uma coisa tão benéfica e interessante como é o software livre. Ver um cara como o Sérgio Amadeu saindo do governo é decepcionante depois de ver tantos projetos interessantes que ele coordenou e participou. Mas espero que os próximos em sua função no governo continuem com esses projetos e sempre inovando e criando novas idéias para o software livre no Brasil. O motivo da sua saída ele explica na seguinte frase de sua entrevista: “É bonito apoiar telecentro, computador barato para pobre, mas na hora de enfrentar interesses a favor do software livre, falta apoio, falta cara na reta.”

Para quem não conhece Sérgio Amadeu da Silveira, aproveito para citar um trecho de um texto dele de cerca de um ano atrás quando foi processado pela Microsoft por ter dito que a doação de software para governos é uma prática como a de traficantes: “[…] Gostaria de registrar que a contratação de software preservando os valores liberdade e abertura é, para o Governo Brasileiro, uma questão ligada de forma indissolúvel ao princípio democrático. E porque se percorreu um longo e doloroso caminho para chegar ao estágio atual de desenvolvimento da democracia neste país, não arrefeceremos em nossa luta. Se democracia é um valor repleto de ideologia, não é jamais um valor insignificante. Se democracia é um sonho, é um sonho do qual este País jamais acordará novamente. O futuro é livre.”


Estou participando do Festival de Música de Itajaí e também do projeto Banho de Cidadania do Colégio. Por isso, meu projeto de Software Livre está parado e não ando mais desenvolvendo nada. Fui muito mal na OBM nesse final de semana (também, eu não esperava ir bem e por isso nem me esforcei muito, ainda saí cedo porque tinha oficina de piano), mas isso não importa. Nesse ano, eu já esperava não ganhar nada na OBM. Fiz uma questão, mas pelo menos acertei ela… Agora tenho que me preparar para a ORM, que por ser só de Santa Catarina é bem mais fácil, e aí eu quero pegar uma medalha… ;)

Hoje meu grupo de choro tocou na Hora da Sineta. O show não foi muito bom, mas tudo bem… :D Também toquei na Sessão Cívica; essa apresentação foi um pouco melhor… Minhas aulas com o Michel Freidenson estão bem legais, embora ele esteja repetindo algumas coisas que eu já sei. Paralelamente, estou pegando o arranjo do Leandro Braga da música Naquele Tempo. É um choro bem legal do Pixinguinha e Benedito Lacerda, que no CD dele ficou bem interessante… Aliás, mandei um e-mail para ele pra ver se ele não escreveu a partitura.

Depois de amanhã vai sair o primeiro beta do Firefox 1.5! :P

PS1: Agora eu estou sabendo de “todas as notícias” porque tô finalmente usando os feeds dos sites de notícias do mundo, de informática e até as notícias do São Paulo! E, olha… Vale a pena usar esses feeds XML… Facilitam bastante a vida!

PS2: Coloquei ali nos botões ao lado direito um botão do Opera. Cada vez que alguém clica eu ganho um ponto e juntando 250 pontos, eu ganho o registro dele… Bom… Eu não uso Opera, a não ser para testar os sites que eu faço, mas sempre quis vez um Opera registrado pra ver se ele é bom sem aquelas ads feias! Então, quem quiser colaborar que fique a vontade! Hehehe…

Firefox 1.5 em breve!

A Mozilla publicou um documento sobre o primeiro beta do Firefox 1.5. O roadmap do Mozilla Firefox mostra como será a evolução do popular navegador…

Bom… Eu venho usando os alphas do Deerpark desde quando saiu o primeiro Alpha e agora estou usando o 1.6a1, que é um nightly build. Estou achando as mudanças muito boas e vejo cada vez mais o Firefox ganhando espaço na guerra dos browsers. Nesta nova versão, vem por padrão com recursos que antes só tinha como extensões, como as Tabbrowser Preferences e o Drop-down tabs e vem com aquele recurso de voltar “instantaneamente” (deixando a página no cache). Também tem mudanças no Gecko (agora está usando a versão 1.8) e uma mudança que percebi por acaso (fazendo o site do Colégio) é que o Deerpark vê texto de Flash como o Internet Explorer e não como os Firefox anteriores. Isso é… Eu não preciso converter o texto para UTF8 para ele ser mostrado com caracteres corretos. (não sei porque exatamente)

Bom… Recado passado! Dia 08 da semana que vem, Firefox 1.5 Beta! :)

Feed RSS, Google e OBM

Finalmente implementei o feed RSS que estava faltando na minha página… O Gustavo Custódio, do Colégio, me lembrou de criá-lo e fiz isso agora a noite mesmo…

Segui o padrão do Bruno Torres, porque não tenho muita experiência com feeds XML/RSS e criei até um XSL para não ficar só o feed mesmo, mas ter um “estilo associado a ele”, como diz o Mozilla.

Hmmm… Então agora vocês já podem ver o conteúdo do site via os feeds (o que facilita bastante)… E aproveitem para se encontrarem algum erro (eu fiz na pressa) me avisarem. :)

Hoje coloquei também em minha página o programa Google Adsense. Coloquei um pequeno banner (de 468×60) localizado embaixo do primeiro post da página e outro no rodapé da página e acho que não poluiu e aliás, as cores ficaram discretas e bonitas. :D (hehehe, sou o primeiro cara que diz que gosta de ads no mundo!).

E por falar em Google, nessa semana testei vários serviços deles. Começou com o GoogleTalk e depois que meu irmão colocou rótulo pra “todos” os lugares do mundo no GoogleEarth acabamos realmente nos viciando em Google. Mas os serviços deles são ótimos!

Boatos dizem que o Google vai dominar o mundo e o Pink e o Cérebro trabalham lá. Não sei se é verdade, mas cada vez mais acho que isso realmente faria sentido! Hehehe…

Sábado é a segunda fase da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) e também começa o Festival de Música de Itajaí. Na Olimpíada, acho que não tenho muita chance e, aliás, nessa semana também andei estudando um pouco (com o César Kawakami inclusive, que me passou umas coisas bem legais sobre Teoria dos Números). No festival, me inscrevi para fazer piano mesmo com o Michel Friedenson.

Depois da semana do festival de música, quero voltar a programar logicamente. Essa semana só tentei fazer coisas em GTK, mas sem muito sucesso (aprendi um pouco de C/GTK, mas depois resolvi PHP/GTK porque PHP é uma linguagem mais completa, mas ainda não decidi nada)…

Linux: XDirectFB e Wine

Flash e transparencias XDirectFB

Por dica do Paulo Matias (um amigo que conheci no Curso de Programação da OBI deste ano), instalei um CVS do XDirectFB no meu Linux (patchando o Xorg) e estou curtindo bastante! É um sistema bem rápido (mais rápido que o X normal) e que tem transparências nativas muito legais (e instantâneas). O site é directfb.org e para instalar só precisa do DirectFB e do XDirectFB (tem vários outros pacotes lá, mas que não servem para isso). Coloquei alguns screenshots no Flickr. :) O único ponto fraco do XDirectFB (talvez só a versão CVS) é que eu não consegui configurar o teclado (habilitando Xkb e fazendo tudo “direitinho”, o layout do meu teclado US internacional até funciona, mas aí as teclas direcionais param de funcionar!) e tem um bug um pouco esquisito… (aliás, não sei se é um bug ou eles fazem isso por querer): Quando iniciamos uma seção (startx/xinit) ele continua no console 1 e precisamos dar um CTRL+ALT+F7 para ir para o modo gráfico que ele está abrindo… :blink:

E por falar em fotos no Flickr e em evolução no Linux, eu aproveitei o final de semana também para instalar Wine no laptop e já estou conseguindo rodar programas que antes não funcionavam. Eu consegui rodar o Flash MX tranquilamente (mas antes já tinha conseguido) e ficou mais rápido que antes. Também rodei Twinsen’s Odissey (um jogo bem antigo que não roda no WinXP! Hehehe) sem problema algum e Age of Kings (o segundo da série Age of Empires da Microsoft) por alguns momentos. Com a Radeon configurada direitinho e o Wine também, gostei bastante das emulações.

Eu fiz mais coisas ultimamente, mas foram tantas que resolvi separar em dois posts. Portanto, continuo no próximo… ;)

© 2005–2020 Tiago Madeira